"Economia doméstica" é etimologicamente tão redundante quanto. Falo como linguista e comunicólogo: o termo é tão aceitável quanto logotipo, e errado é quem diz que está errado.
Logomarca é o termo mais correto do ponto de vista jurídico, assim como logotipo é o termo correto do ponto de vista do design. E para os linguistas e comunicólogos de plantão: um designer que usa o termo logomarca é a mesma coisa que um advogado que se dirige ao juiz como "Vossa Magnificência" em vez de "Vossa Excelência" ou "Meretíssimo Juiz". Assim como os pronomes de tratamento devem ser respeitados, os termos técnicos de cada área devem ser usados adequadamente também. O juiz não se importa com um cidadão comum se dirigindo a ele como "Vossa Majestade", mas certamente não verá com bons olhos um advogado que comete um mesmo erro. Isso se aplica, mutatis mutandis à discussão logomarca X logotipo.
Curioso... no mundo da publicidade os comunicólogos (formados em PP, por exemplo, o que inclui diretores de arte, meu caro) riem dos designers com esse tipo de ideia (ate ouvir que publicitario não pode fazer logo já ouvi. A profissão não é regulamentada... se um arquiteto for melhor que você ou eu, azar o seu/meu).
Logotipo + Símbolo gráfico = Marca. Pronto. Logomarca teoricamente pelo significado está errado, mas como virou um termo muito utilizado publicamente que abrange tanto o logotipo quanto o símbolo gráfico, acho que não deve ser interpretado como errado.
Logomarca está errado. Existe, mas é errado. É a mesma coisa de você pegat uma câmera de vídeo, fotográfica ou profissional e dizer que vai filmar alguém. Não vai. Você vai gravar uma cena em vídeo. Filmagem é quando você usa filme, película. Usa-se principalmente no cinema.
Eu tenho muita duvida com isso. Outro dia ouvi de uma amiga que "logomarca" tem nome e marca desenvolvidos, e "logotipo" é aquela logo que só tem palavra, nome.
Aí agora vem essa coisa de termo técnico certo em tal lugar, errado em outro, jurídico.... AH PÁ PORRA, VAMOS FAZER "LOGO". Simplifica tudo. Cliente entende e a gente também. HAUHAUAHU
Etimologicamente a palavra Logomarca é redundante. Ambas derivam de outras linguas e querem dizer a mesma coisa: Significado. A marca, é como pode-se deduzir, um registro, uma identidade de propriedade sobre o produto e/ou serviço. O Logo é a representação gráfica da marca. Como uma maça para a Apple, as letras IBM para a marca de computadores de mesmo nome, a concha dos combustiveis Shell. Logo não muda por conter nome, palavra, simbolo ou desenho abstrato. Isso é distinguido em sub-divisões de logotipo. Mas logo marca é como se fosse "a marca da marca", ou "significado do que significa", e exatamente por isso torna-se redundante. Espero ter explicado ao senhor linguista, ao cara que citou do ponto de vista jurídico e a Carolina, que estava confusa. Abraços.
"Economia doméstica" é etimologicamente tão redundante quanto. Falo como linguista e comunicólogo: o termo é tão aceitável quanto logotipo, e errado é quem diz que está errado.
ResponderExcluirMas separemos as coisas: seu blog é muito foda!
Tão aceitável quanto comer malmita usando um galfo.
ResponderExcluirhttp://youpix.com.br/wp-content/uploads/2011/06/haters_gonna_hate_chico.jpg
ResponderExcluirAugusto, acepptableaceitável isé mymeu dickpau withde glassesóculos.
ResponderExcluirLogomarca é o termo mais correto do ponto de vista jurídico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLogomarca é o termo mais correto do ponto de vista jurídico, assim como logotipo é o termo correto do ponto de vista do design. E para os linguistas e comunicólogos de plantão: um designer que usa o termo logomarca é a mesma coisa que um advogado que se dirige ao juiz como "Vossa Magnificência" em vez de "Vossa Excelência" ou "Meretíssimo Juiz". Assim como os pronomes de tratamento devem ser respeitados, os termos técnicos de cada área devem ser usados adequadamente também. O juiz não se importa com um cidadão comum se dirigindo a ele como "Vossa Majestade", mas certamente não verá com bons olhos um advogado que comete um mesmo erro. Isso se aplica, mutatis mutandis à discussão logomarca X logotipo.
ResponderExcluiratomo
ResponderExcluirCurioso... no mundo da publicidade os comunicólogos (formados em PP, por exemplo, o que inclui diretores de arte, meu caro) riem dos designers com esse tipo de ideia (ate ouvir que publicitario não pode fazer logo já ouvi. A profissão não é regulamentada... se um arquiteto for melhor que você ou eu, azar o seu/meu).
ResponderExcluirAssim, no mundo da publicidade e no mundo do mkt, logomarca tb existe.
ResponderExcluirParece que só no mundo do design que não...
Logotipo + Símbolo gráfico = Marca. Pronto. Logomarca teoricamente pelo significado está errado, mas como virou um termo muito utilizado publicamente que abrange tanto o logotipo quanto o símbolo gráfico, acho que não deve ser interpretado como errado.
ResponderExcluirLogomarca é pleonasmo. '-' huaHUAHUAHUAHU =X
ResponderExcluirTipo é letra, marca é figura, ícone, não?
ResponderExcluirLogomarca está errado. Existe, mas é errado. É a mesma coisa de você pegat uma câmera de vídeo, fotográfica ou profissional e dizer que vai filmar alguém. Não vai. Você vai gravar uma cena em vídeo. Filmagem é quando você usa filme, película. Usa-se principalmente no cinema.
ResponderExcluirEu tenho muita duvida com isso. Outro dia ouvi de uma amiga que "logomarca" tem nome e marca desenvolvidos, e "logotipo" é aquela logo que só tem palavra, nome.
ResponderExcluirAí agora vem essa coisa de termo técnico certo em tal lugar, errado em outro, jurídico.... AH PÁ PORRA, VAMOS FAZER "LOGO". Simplifica tudo. Cliente entende e a gente também. HAUHAUAHU
Etimologicamente a palavra Logomarca é redundante. Ambas derivam de outras linguas e querem dizer a mesma coisa: Significado.
ResponderExcluirA marca, é como pode-se deduzir, um registro, uma identidade de propriedade sobre o produto e/ou serviço.
O Logo é a representação gráfica da marca. Como uma maça para a Apple, as letras IBM para a marca de computadores de mesmo nome, a concha dos combustiveis Shell.
Logo não muda por conter nome, palavra, simbolo ou desenho abstrato. Isso é distinguido em sub-divisões de logotipo.
Mas logo marca é como se fosse "a marca da marca", ou "significado do que significa", e exatamente por isso torna-se redundante.
Espero ter explicado ao senhor linguista, ao cara que citou do ponto de vista jurídico e a Carolina, que estava confusa. Abraços.
"Economia doméstica" é etimologicamente tão redundante quanto... foi dito lá no primeiro comentário.
ResponderExcluirÉ errado dizer "economia doméstica"?
Redundância etimológica, portanto, não é motivo para o não uso de um vocábulo. Arrogância e ignorância, por outro lado, parece ser...